thumbs

Fomos onde Deus fez nascer Schoenstatt para conhecer melhor o quer dizer: "e tu, vens comigo?"

 Histórias de 17 Famílias que peregrinaram ao Santuário Original, pelas mãos de Maria à procura das "pegadas do Fundador"

Rui e Lina Sequeira (Grupo Girassóis) - 8-12 de Dezembro 2017

Como foi BOM estar ALI! Foram sem dúvida momentos de especial intimidade connosco, um com o outro e com Deus…

Lina-Rui-Schoenstatt450Não há palavras certas para dizer como foi BOM estar ALI!

Conseguimos viver quatro dias sem pensar em trabalho, em preocupações, até a beleza da neve que caiu intensamente nos transportou para dentro da natureza, dentro de nós próprios, na simplicidade de apenas sermos filhos de Deus! 

Interiormente cada local, o Santuário Original, em particular o túmulo do Pai, foram sem dúvida momentos de especial intimidade connosco, um com o outro e com Deus. A grandiosidade de cada espaço físico com a sua história foi também marcante, pois tínhamos ideia de coisas muito pequenas... Uma ideia errada pois devíamos saber que este pequeno lugar foi construído com determinação e um pedido de que Maria ali se estabelecesse. Não é preciso uma aparição porque se sente no corpo e na alma que sim, Schoenstatt é um lugar onde Deus Habita e Maria nos acolhe no silêncio e na ternura de uma Mãe que nos ama e nos educa.

Ficarão para sempre, no nosso coração, estes dias que passámos em Schoenstatt com o Pe. Alexandre! O acolhimento, a ternura, o cuidado com cada um de nós, fez-nos sentir "filhos" muito amados. Falámos de muitas coisas, entre elas, este desafio de missão na outra margem. Aos poucos vamos percebendo que somos chamados a dar algo mais por Schoenstatt na diocese de Setúbal, sinto que esse é um pedido... que me deixa inquieta interiormente... gostei da ideia que o Pe. Alexandre tornou mais presente: encontrar uma equipa de lideres... liderança será neste momento a palavra chave!  Antes de partirmos de Schoenstatt o Rui quis ler no Santuário Original a ata da Pré Fundação, voltamos a ler a nossa oração de CB e entregamos o caminho que teremos de percorrer no coração da nossa Mãe Três vezes Admirável de Schoenstatt, pois só Ela nos pode dar a coragem, a sabedoria, a simplicidade de coração para chegar onde Deus quiser!

Agradecemos a Deus esta oportunidade de viver estes dias na tranquilidade. Ficámos a pensar que esta será uma proposta que queremos fazer chegar a cada casal dos Girassois, pensamos que será um passo importante para que cada casal sinta verdadeiramente qual a missão que Deus nos confia.
Com muita amizade e carinho.

Lina e Rui Sequeira


 Grupo Arco 2 Maria e Filipe Núncio – 9 a 11 Março de 2018

Nas barbas do Padre Kentenich

Começou a 15 de Setembro de 2017 e prolonga-se até ao mesmo dia de 2018 o “Ano do Padre Kentenich".

“E se aproveitássemos este período como pretexto para peregrinar a Schoenstatt e ao Santuário Original, aprofundando a nossa relação com o Movimento e seu Fundador como caminho para o Pai?”

É este o desafio que está a ser lançado e que recusámos negar.

Grupo-Nuncio-Arco-2  Santuario-original-500

Assim, de 9 a 11 de Março, o nosso grupo do Arco 2 foi a Schoenstatt numa viagem de vida mas que se quer como a primeira de muitas, mesmo que as próximas sejam interiores.

 Sentimos que fomos beber à fonte.

 O renovar da Aliança de Amor e a Consagração das nossas Famílias a Maria foram momentos únicos, alimentados pelo silêncio intimo e esclarecedor que se sente entre Santuários e em frente ao Túmulo do Fundador.

É uma viagem muito especial e que propomos a todos. Garantimos que será sempre um êxito.

É importante realçar que os bilhetes de avião (fomos por Colónia), o aluguer de carros “a dividir”, os restaurantes e a dormida são muito acessíveis. Convém organizar com alguma antecedência. No Santuário do Restelo não faltará quem possa dar boas dicas.

Tentem ir! É fácil, é barato e dá devoções!

Arco 2 – Grupo Maria e Filipe Núncio
Patricia e Luis Carneiro
Ana Maria e Jorge Oliveira
Maria José e Miguel Alves Agostinho
Sara e José Leite Pereira
Filipa e Sebastião Fialho Pinto
Inês e Miguel Carneiro Pacheco
Sofia e Pedro Alte da Veiga
Sofia e Manuel Quintana


Grupo Arco 2 Ana e Francisco Loureiro – 31 Maio-3 junho 2018

(.… )Fechámos com chave de ouro esta etapa, saindo de Schoenstatt fortalecidos enquanto grupo e com expectativas alinhadas para o futuro.

Loureiros-schoenstatt

A ida a Schoenstatt do nosso grupo do Arco 2 em Maio deste ano foi um momento muito especial para o grupo. Depois de 3 anos de caminhada juntos, a crescer enquanto grupo e conhecer o Movimento através das reuniões, peregrinações e retiros, a visita (muito completa) a Schoenstatt foi uma experiencia muito diferente. 

Conhecer a vida do Fundador e a génese do Movimento, poder contactar com membros dos vários ramos, ouvir as historias, reviver um pouco do que terá passado o PK, aproximou-nos enquanto grupo, enquanto casais e indivíduos aos Movimento, sentindo ainda mais na pele as graças do Santuário.
Este convívio em grupo - e dos filhos que levámos connosco! - fortaleceu laços de amizade num momento decisivo em que terminámos o ARCO e vamos ficar sem os nossos queridos monitores Loureiros.

Fechámos com chave de ouro esta etapa, saindo de Schoenstatt fortalecidos enquanto grupo e com expectativas alinhadas para o futuro.
Arco 2 Grupo Ana e Francisco Loureiro
Maria e João Cunha Ascensão
Inês e Rui Madeira
Ana e Francisco Simão
Luisa e Pedro Simão 


 Família Mariana e Gonçalo Madeira Rodrigues (Grupo Juntos vamos mais longe) – 15 a 17 Agosto

Rumo ao Padre Kentenich.

Depois de irmos buscar o carro alugado no aeroporto de Frankfurt, pusemo-nos a caminho e enquanto uns repunham o sono, outros cantarolavam músicas que iam passando na rádio alemã. Passou rápido o tempo, e estamos a 15 minutos da chegada.

Depois dos U2 passa uma música na rádio alemã cujo refrão é “this is our sanctuary! this is our sanctuary!”. “Gonçalo estás a ouvir?” Disse eu para ter a certeza que não estava a ouvir mal… e sem esperar nada, a emoção tomou conta de mim (para risota das crianças que já sabem que me emociono muito facilmente e que não é tristeza ????).

Dei a mão ao Gonçalo que guiava e disse: “Não acredito que estamos aqui…” Sorrimos e ficámos os dois em silêncio passando-nos pela cabeça (e pelo coração) o tanto que aprendemos sobre a história daquele “lugar bonito”, sobre como o PK ali sonhou um Mundo Novo…

A mim, apetecia-me rezar em família mas contive-me porque tinha prometido que não ia exagerar no meu pedido para vivermos muito espiritualmente aqueles dias… Lembrei-me das palavras do Gonçalo: “temos de respeitar o ritmo dos miúdos e se exageramos deixa de ser algo natural neles, podendo fazer o efeito contrário àquele que queremos, que se inspirem para a vida deles por conhecerem a vida do PK”.

Então, de repente olhei para o lado direito e disse “Olhem!! É o Santuário!!!”.

Schoenstatt Madeira Rodrigues-450Depois disso, quase daria para escrever um livro sobre todos os momentos que vivemos nos dias seguintes… a casa das Famílias, o acolhimento e disponibilidade da Irmã Maria Isabel, a sua visita guiada, não só o que nos contou e como contou, mas as perguntas que fez aos miúdos (e a nós!), a conversa quando nos sentámos à volta da imagem onde a mãe do PK o entrega a Nossa Senhora… o PK a receber-nos na Casa Padre Kentenich com a bandeira de Portugal… e podíamos continuar com muitos momentos preciosos em família no meio da normalidade de uma viagem de uma família numerosa, mas a mensagem que o PK nos transmite diz tudo o que há para dizer… “Famílias, não deixem de me vir visitar. Garanto-vos que se vierem aqui à minha procura, sentirão todos, o meu acolhimento, a minha presença…”.

Mariana e Gonçalo Madeira Rodrigues 


Família Ana e Luis Lampreia (Grupo Família é Sagrada) – 10 a 12 de Agosto 2018

Como foi bom estar ali. Fizemos várias tendas….

Partimos rumo àquela terra tão cálida e familiar, onde a graça do acolhimento se encontra a cada esquina. Fomos acolhidos pela Ir. Isabel e por um grupo de casais brasileiros a viver na Alemanha e que estão a fazer um percurso de Aliança.

Lampreia-SchoenstattDia 10 de agosto - Chegámos. Meus Deus que lugar maravilhoso! Primeira visita? Santuário original! Pensar que estávamos no mesmo espaço onde estiveram os rapazes, o P. Kentenich… Fomos reconstruindo a história da limpeza da capela. Como é difícil imaginá-la suja e cheia de alfaias agrícolas e de objetos de jardinagem. Por várias vezes durante a oração, pensámos que estar em Lisboa. Voltávamos a Schoenstatt ao olhar cada cruz e cada nome dos heróis.Estávamos em casa! Ali entregámos todos os pedidos de que fomos portadores e todos os que levámos no coração.

Dia 11 de agosto - Ficámos no Monte de Schoenstatt. Tivemos a graça de estarmos a sós, numa oração, em família, com Jesus e Maria, no Santuário da Casa Marienland.

Cada um de nós rezou, entregando à nossa Mãe e Educadora o capital de graças que há muito guardávamos no nosso coração.

Os acontecimentos encandeavam-se de tal forma que nos abandonámos a este plano, deixando para trás o que tínhamos traçado, em casa.

Eram 19 horas, quando nos despedimos da Ir. Liane. O coração rejubilava pela alegria do encontro e da partilha. Dirigimo-nos à Igreja da Adoração.

Preparavam-se os cânticos para a Adoração, em cada banco simetricamente colocados os livros, os papelinhos para o capital de graças, as canetas… Para o altar, com tons do Espírito Santo, convergia o nosso olhar. Enquanto aguardávamos fomos à sacristia. Meus Deus que encontro emocionante. Estávamos junto ao túmulo do Pai desta grande família.

Que bondade a sua em deixar-nos tamanho testamento espiritual. Tocámos cada letra da inscrição dilexit ecclesiam. À saída, fomos brindados com um arco-íris, num céu azul, quase ao sol por. Neste dia enviei esta mensagem.

Hoje não vou escrever. Vou só deixar um aperitivo com fotos. Temos tanto para partilhar. Temos que partilhar tudo o que estava preparado para nós. A Mãe acolhe e cuida, a Divina providência trata.

Imaginem que o Miguel quer muito voltar a Schoenstatt e já nem queria ir a Colónia. O Luís e eu juntámo-nos a ele. A Margarida quer conhecer a Catedral!

Domingo, 12 de agosto - a estadia começava a contagem decrescente, mas continuámos a surpreender-nos. Missa em português, no Santuário Original. Foi dia de agradecer os 23 anos de matrimónio. Pedimos a Maria, que peça a Jesus para nos capacitar neste caminho de santidade de vida diária, que procuramos viver em cada dia. Foi ainda dia de Lhe consagrar os nossos filhos: a Margarida com 16 e o Miguel com 13. É verdade, nunca o tínhamos feito na igreja/Santuário.

Como foi bom estar ali. Fizemos várias tendas. Nelas cada um dos que levámos no coração.

Ainda hoje nos transportamos para lá, em momentos de oração e nas nossas conversas
em família e com os amigos Resumidamente… foi o que vivemos, neste desafio lançado pelo P. Zé, nas jornadas da Liga das Famílias, o ano passado e ao qual respondemos…

Sim, Pai, vamos contigo!

Ana e Luis Lampreia


 Família Maria e António Albuquerque – 20 a 24 Agosto

Não dá para descrever… A forma como fomos recebidos fez-nos sentir únicos e muito especiais.

Schoenstatt Familia Albuquerque-450Estas férias fomos a Shoenstatt. Marcámos tudo através do site e perguntámos na reserva se haveria alguém que pudesse orientar a nossa visita. Esperávamos que esta orientação fossem umas indicações no posto de informação mas a graça do acolhimento é muito maior do que podemos imaginar. A forma como fomos recebidos fez-nos sentir únicos e muito especiais.

Depois de um dia maravilhoso passado em Shoenstatt, passeámos pelo Vale do Reno. Há muito para ver se estivermos dispostos a andar um pouco de carro (ou de barco). Castelos e vilas pitorescas umas a seguir às outras seguem a margem do rio. Como éramos 5, alugar um carro tornou-se uma excelente opção. 

Guardámos os fins do dia para visitar os vários santuários. Recomendamos às famílias que levem uma fotografia para colocar no santuário das famílias. Nós não levámos mas quisemos assinalar a mossa presença neste lugar que também sentimos como um bocadinho nosso. O Santuário do Monte Sião deve ser visitado ao por do sol - obrigada ao Pe. Diogo pela dica… não dá para descrever…

Maria e António Albuquerque

 

Vai Acontecer

 IRS

contribuicoes 2

deixa a tua marca

 

 

 

 

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar