thumbs

FESTA DIOCESANA DAS FAMÍLIAS – LISBOA 2019 – UMA FAMÍLIA DE FAMÍLIAS

A Família “importa-nos” e está VIVA!

0Movimentos-peqNo passado Domingo, dia 16 de Junho – Domingo da Santíssima Trindade - aconteceu a Festa Diocesana das Famílias, do Patriarcado de Lisboa, na Quinta das Conchas (Lumiar).

Foi uma iniciativa da Pastoral Familiar do Patriarcado da Diocese de Lisboa que acontece há 6 anos nas diferentes vigararias da nossa diocese.
A convite do Senhor Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, procurámos neste dia viver a beleza de cada família como lugar onde acontece vida, mas que também é Igreja doméstica, porque ali se celebra o amor e se confia o coração, esperando da Mãe o alento e a ternura de caminhar connosco, percorrendo um caminho de santidade que faz de cada família católica um oásis, como afirmava o nosso Fundador.

Para além do Movimento de Schoenstatt outros seis Movimentos, virados para a Pastoral Familiar e da Educação (Focolares, Caminho Neocatecumenal, Opus Dei, Equipas de Nossa Senhora, Comunhão e Libertação – Colégio de São Tomás e Jesuítas – Colégio de São João de Brito) visíveis nas diferentes cores de t-shirt, se deram a conhecer, de forma muito simples e animada, partilhando a forma como vivem e como encaram a missão de ser e educar a família como um projecto de Deus, com os seus diferentes carismas.

A Liga das Famílias do Movimento Apostólico de Schoenstatt, desafiada pelo Senhor Patriarca e pela Pastoral, escolheu como lema para o nosso percurso: “Família – Santuário Vivo”, pensando necessariamente na força que nos dá o Santuário, mas também olhando para a Família como oficina onde se forja o Homem Novo para uma nova comunidade, levando para o Parque das Conchas o seu maior Tesouro que é o Santuário, com as suas Graças, bem como o espírito da Aliança de Amor vivido na família e que tem como expoente máximo o lugar especial que é o Santuário-Lar.

Com mensagens e dinâmicas muito simples levámos as famílias a percorrer um caminho com 4 estações, que começava na Porta do Santuário, onde eram recebidas pelo nosso Fundador e os seus rebuçados, e terminava no Envio Apostólico, um lugar onde replicámos o Santuário-lar, para que todos os que nos visitassem pudessem entender a razão pela qual escolhemos a frase “Família – Santuário Vivo”.

Na passagem pela Graça do Acolhimento, onde colocámos o andor com a Imagem da MTA, as famílias eram convidadas a escrever o nome da cada pessoa/família numa flor e colocá-la no andor recebendo, depois, um tríptico com Nossa Senhora e a mensagem de “Família Santuário Vivo”. Para grande alegria de todos os casais que estavam de serviço ao “acolhimento” o nosso primeiro visitante, colocando no andor a sua flor e mensagem, foi o Senhor Patriarca, que não só ali rezou o Angelus como nos solicitou que o andor e a imagem estivessem, à tarde, no altar onde iria decorrer a missa de encerramento.

A estação seguinte era a da Transformação e aí colocámos a Talha do “Nada sem Ti, nada sem nós” e onde as famílias ofereciam o seu Capital de Graças, colocando-o na talha. Podemos acrescentar que a talha veio cheia, com todas as ofertas dos que passaram no nosso percurso, e que entregaremos no próximo dia 18 de Junho para serem queimadas.

O percurso terminava no Envio, onde tínhamos uma réplica de um Santuário, verdadeiramente espantosa, que pertence às Irmãs de Maria, em Aveiro, a quem muito agradecemos e que em escala mínima e grande minúcia retrata um Santuário, com altar, flores, banquinhos e tudo. Para além desta surpresa replicámos um Santuário-lar, com todos os seus símbolos, para que os nossos visitantes entendessem a importância e a força desta nossa herança e património espirituais. Como pano de fundo, colocámos uma rede de fotografias de alguns SL da Liga das Famílias e da União, tal como existe no Santuário das Famílias em Schoenstatt.

Durante o dia foi possível a Adoração e a Reconciliação num espaço semelhante ao “monte das Oliveiras” muito bem preparado pelo Verbum Dei. O dia terminou com a Missa solene, às 16H00, presidida pelo Senhor Cardeal Patriarca, e na qual esteve em grande destaque a imagem da Mater.

Houve ainda tempo para um pic-nic animado de partilha do que as equipa viveram na sua estação!

Agradecidos por tudo o que nos foi dado viver neste dia, não podemos deixar de agradecer a todos os casais que connosco colaboraram mas muito especialmente ao Pedro Veiga de Macedo pela concepção e arranjo do pórtico que replicou fielmente a porta do nosso Santuário, bem como aos casais da União que ali estiveram a trabalhar, mostrando como a obra familiar é uma realidade tão forte, concreta e real.

Finalmente, neste ano em que somos Família do Pai para a Igreja, o nosso coração vira-se para a nossa Mãe do Céu, agradecendo a Sua presença permanente e que atenuou o peso da responsabilidade de apresentarmos a Família à Igreja de Lisboa

                                                                    ”Obrigado por tudo Mãe, de coração eu Te agradeço”

Deixamos algumas imagens que ilustram como tudo isto foi acontecendo!

Fotografias Festa da Família 2019

 

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar