thumbs

Missão Cabo Verde (Palmarejo Grande) – 18 a 29 de Agosto 2019

Por iniciativa de alguns casais da Liga das Famílias da diocese de Setúbal nasceu o desafio de fazer Missão em Cabo Verde.

Mão à obra e lá partiu um grupo de 14 Missionários (pais e filhos) a que se juntaram mais 2 locais –a Irmã Jacinta e a Maria, uma jovem de 22 anos.

Deixamos a partilha de quem viveu esta Missão interna e externa com os locais de Cabo Verde.
“Deus krenu Txeu” (em português: “Deus quer-nos muiiiitoooo”)
“Quero-me comprometer com um pequeno passo missionário de ir partilhando convosco os ecos desta missão” mas isto não é nada comparado com o que se viveu… 

Missoes-CV-2019-peqA missão realizou-se na paróquia de Palmarejo Grande, na cidade da Praia na Ilha de Santiago, num lugar que é conhecido pelo Vale… Uma localidade pobre de construção clandestina na maior parte dos casos e trabalhamos no pátio de uma pequena escola que serve o bairro, sempre que chegávamos ao bairro depois de irmos passando pelas casas ali desenvolvíamos atividades com os mais pequenos. Eram sempre muitos … mais de 30 crianças.

Ficamos alojados na casa das Irmãs Espiritanas acompanhados de forma muito especial pela Irmã Jacinta… Grande Missionária! Também o Pe Jorge Fragoso da paróquia de Águeda, que nos acompanhou, foi fantástico pelo apoio, testemunho, alegria…

A Lina Isabel também de Aveiro (irmã do Padre Jorge ) um casal do Porto (Marta e Francisco ) e 4 casais da diocese de Setúbal (Isabel e Quinzé – Ana e Luís – Carina e Marcelo – Lina e Rui) dois jovens fantásticos os manos (Margarida e Miguel)

Preparam a missão mas não puderam estar no terreno (o Marcelo da Carina, a Rosana, a Paula o Joaquim e a jovem Madalena).

Contou com o apoio do Pe. João pároco, com alguns paroquianos que nos deram apoio – Jaqui uma jovem, tia Miquelina entre outros…

Lema – A missão Deus krenu Txeu, aceita – entrega – regenera – foram as palavras chave de toda a missão

Símbolo –a gota de água que somos cada um de nós em terra seca (CV e o grave problema de não chover..) não sei como… mas logo que terminou a missão todos foram embora debaixo de chuva  foi muito engraçado… Mistérios de Deus!

Levar mais longe a Campanha da Mãe Peregrina?! Eu diria… e Maria seguia à nossa frente pois de facto Ela é a grande Missionária… ELA faz milagres…

Quem sabe um dia a campanha chega até Cabo Verde… Os primeiros passos começam a ser dados…

Agora sim! Damos por terminada esta nossa missão “Deus krenu Txeu” aqui em terras de Cabo Verde. Foram muitos os desafios, foi grande a entrega de cada um, foi muito o que demos de nós e muito, muito mais o que recebemos de todos os que se cruzaram com esta missão!

Muito há para fazer! Esta foi apenas a primeira parte… A semente lançada na Terra… Agora a água que transportamos em frasco e dentro de nós terá de ser a água fresca que possa dar alento, dar frescura, dar paz… Que possa Regenerar cada um de nós na missão que o Senhor lhe confiou!

Obrigada pela vossa entrega, pela oração de cada um, pelo caminho percorrido dos que estiveram fisicamente e dos que não puderam estar…

Um agradecimento especial ao Pe. Jorge pela forma como acolheu esta missão e nos motivou em cada dia. Também à Margarida e ao Miguel pelo seu apostolado desafiador de quem é jovem…

Entregamos ao cuidado de Maria, Mãe, Rainha e Educadora, cada um dos pequenitos do bairro, jovens e famílias para que todos se possam sentir acolhidos no Seu colo. Pedimos também que nos eduque a viver diariamente como missionários, como instrumentos ao serviço da Igreja.

Deus krenu Txeu Txeu Txeu… Nada sem Ti, nada sem nós.

Lina e Rui Sequeira
Militantes da Liga das Famílias

 

Deixamos aqui um album de fotografias 

Fotografias Missão Cabo Verde 2019

Vai Acontecer

 IRS

contribuicoes 2

deixa a tua marca

 

 

 

 

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar