thumbs

Jornada da Liga das Famílias 2019 

dinamica

 

 

 

 

 

logotcrialacosSubordinadas ao lema do triénio “Deixa a tua marca” a proposta feita aos casais ia no sentido de aprofundar a pedagogia das Vinculações

A Liga das Famílias realizou a sua Jornada anual no passado sábado, dia 16 de Novembro, nas instalações do Externato de São José, no Restelo, gentilmente cedidas pelas Irmãs Dominicanas.

2Subordinadas ao lema do triénio “Deixa a tua marca” a proposta feita aos casais ia no sentido de aprofundar a pedagogia das Vinculações: a uma pessoa, a um lugar, a uma ideia. Quisemos assim dinamizar a proposta “Cria laços”

Cerca de 35 casais e filhos aproveitaram as instalações magníficas do colégio, para reforçar o espírito de verdadeira família que se vive nesta comunidade.

Depois de acolhidos, de forma fantástica, pelo Grupo do Arco 4 da Manucha e do Manuel Cary, (a quem se juntaram mais alguns casais, Ana e Miguel Zanati, Xica e Rodrigo Sampaio, pedro e sofia Alte da veiga, Maria e Pedro Videira,) sempre orientados pela Rita e Manuel Mendes de Almeida – responsáveis por toda a logística - fomos desafiados a fazer deste dia um dia de comunidade, que tivesse impacto na caminhada de santidade que todos estamos a fazer.acolhimento

Depois da Oração inicial, a Jornada teve 4 momentos fortes: 

De manhã, um primeiro momento, mais formativo, em que recordámos num pequeno filme as palavras sábias do Papa Francisco, sobre a importância da Aliança de Amor e dos Vínculos no mundo actual. Veja o video aqui abaixo:



7Depois deste impulso tivemos o privilégio de ter connosco o a Irmã Paula que nos revelou o pensamento do Padre Kentenich sobre o que são os Vínculos/laços que queremos criar ao longo deste ano. Pode ver o video aqui.

Antes do segundo momento desta manhã, disponibilizámos um vídeo que procurou retratar a vida da Liga e da Família de Lisboa durante o ano 2018/2019, e que pode ver aqui.

Seguiu-se o segundo momento, no qual o Casal Chefe apresentou um conjunto de linhas força a que chamou “prioridades para este mandato”, olhando a forma como as temos vindo a desenvolver nomeadamente através do Arco, da Vida dos Grupos , da Militância e na promoção do Santuário-Lar como um instrumento privilegiado de aprofundamento da relação da família com Nossa Senhora. Houve tempo ainda para o Casal Loureiro (Ana e Francisco) fazer um ponto da situação sobre a situação financeira da Liga, não deixando de chamar a atenção de todos para as necessidades de sustentabilidade da Família de Lisboa, com particular destaque para as obras de renovação do Abrigo. Veja e descarregue aqui a apresentação e video.

1

Antes de irmos para intervalo foi anunciado o Concurso para a criação do Logo/símbolo da Liga das Famílias.

O intervalo para o almoço foi oportunidade para “matar saudades”, conhecer novos casais e disfrutar de um almoço cheio de coisas boas, tudo regado por uma enorme alegria, como é timbre na nossa Família.

A tarde trouxe-nos um novo figurino, marcado por mais dois momentos qb de formativos: o dividido em 2 etapas fortes.

O terceiro momento ficou marcado pela presença amiga e marcante do Padre Rui Pedro Carvalho, director espiritual no Seminário dos Olivais e, até agora, responsável pela Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa. Numa conversa entretida, disponibilizou-se a responder a um conjunto de questões que abordaram as linhas principais do Patriarcado para a Família bem como a necessidade de convocar os leigos de Lisboa, nomeadamente os da Família de Schoenstatt, a dar resposta a uma série de lacunas que ainda se notam na implementação dessa mesma pastoral, bem como ir ao encontro daquelas famílias que se sentem menos envolvidas pelas estruturas da Igreja em Lisboa. Veja o vídeo aqui

2

Na segunda etapa da tarde, no palco do pequeno auditório, transformado num ambiente de “frente-a-frente”, A Rita e o Pedro Ascensão lideraram “A Guerra dos Marcos Históricos de Schoenstatt - 4 casais em 3 minutos defendiam o seu marco em duas eliminatórias, a saber: 

  • 18 de Outubro de 1914 20 de Janeiro de 1942 
  • 31 de Maio de 1949 22 Outubro de 1965

Veja vídeo completo aqui

3

O Janeca e a Isabel encerraram a Jornada com a leitura dum What’sapp enviado pelo PZM – que se encontrava no Chile - e com alguns agradecimentos indispensáveis: À Rita e Manuel MA pela dedicação na organização de todas as 3 Jornadas do mandato, Irmã Inês pelo acolhimento que recebemos no Externato de São José e finalmente à Gena e ao Pedro Ricciardi, que este ano passam o seu testemunho ao casal Ascensão como representantes da Liga das Família na ECA (Equipa Coordenadora do Arco), por toda a dedicação a este projecto fundamental no crescimento da Liga nestes últimos 10 anos : “Vocês fizeram crescer a Liga, Obrigada”.
Veja o vídeo aqui

4

Aproveitaram ainda para recordar que em 2020 termia o mandato desta Direção e teremos novo processo eleitoral novo casal chefe da Liga. Esta eleição é da responsabilidade de todos os casais Militantes e Cooperadores e merece a nossa especial oração e capital de graças pela nova candidatura.

Seguiu-se a celebração da missa pelo Padre Jose Aravena, cuidadosa e ternamente preparada pelo grupo que nos acolheu, onde não faltou a participação de todas as crianças presentes no ofertório.

Um agradecimento também especial à Luísa e Ricardo Lucas, ao Tiago e à Sofia Torres, e à Vera e Luis Dias da Silva pela decoração deslumbrante da sala, montagem e desmontagem dos ambientes e pelo criativo painel de fundo a que não faltou o Padre Kentenich e a nossa MTA.

5

A todos os ramos da Obra Familiar muito obrigado pelas vossas orações.

Queremos permanecer unidos como Comunidade e “Criar laços!
Com confiança e fidelidade deitemos “mãos aos laços”!

Isabel e Janeca
“Deixa a tua marca, Cria laços!”
Clique na imagem abaixo para ver as fotografias deste dia das Jornadas da Liga de Família.

Vai Acontecer

Aniv Padre Carlos Alberto
Qui Mar 28 @08:00 - 09:00
6ª FEIRA SANTA - TRIUDO PASCAL
Sex Mar 29 @15:00 - 23:00
6ª FEIRA SANTA - TRIUDO PASCAL
Sáb Mar 30 @15:00 - 23:00
DOMINGO DE PÁSCOA
Dom Mar 31 @08:00 - 17:00

 IRS

contribuicoes 2

deixa a tua marca

 

 

 

 

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar