thumbs

4R’s – E o Encerramento das Atividades na Liga das Famílias – Junho e Julho

REVER – REZAR – RENOVAR – RE-ENCANTAR

RNeste tempo de desconfinamento que já estamos a viver, procurando a normalidade possível nas nossas vidas, também na Liga das Famílias fomos retomando algumas iniciativas habituais neste final de ano.

Queremos aqui recordar, ao sabor dos 4 R’s, tão queridos aos casais como forma de manter vivo o seu amor, as últimas atividades que encerraram este ano (entre Junho e Julho) o ano da Liga das Famílias, e que espelham que a vida sempre se RE-AVALIA, REZA E RENOVA.

  • Último Encontro com Chefes de Grupo
  • Aliança de Amor do Arco 4 e Encerramos dos Arcos 4 e 5
  • Eleição e passagem de testemunho ao novo casal-chefe da Liga das Famílias

 


Foi a REVER

Que no passado dia 23 de Junho que aconteceu o último encontro co alguns dos Chefes de Grupo da Liga em Zoom, com a Direção e os nossos Assessores.
A Direção reúne 2 vezes por ano com os Chefes dos grupos para fazer um ponto de situação de como estão a correr os encontros e atualizar com informações sobre a vida da Liga e da Família de Lisboa.

chefes-grupo

Neste nosso último encontro foi tempo para os CG que conseguiram estar presentes, partilharem como correu a sua vida nestes tempos de contingência, sem a possibilidade de utilizar a casa do Restelo e com o acesso limitado ao Santuário.
Para os mais curiosos e interessados, deixamos aqui um breve resumo da partilha na reunião e um vídeo da partilha e das intervenções da Direção, e dos nossos Assessores.
A Direção aproveitou para alertar para a importância da participação de todos os casais nas eleições para novo casal chefe da Liga, para as dificuldades da Família e apelou ao sentido de sermos família e co-responsáveis pela vida do Santuário.
Relativamente ao programa para o próximo ano confirma-se que se mantém a linha de “criar laços” mas em 2020-2021 com a marca de profeta do padre Kentenich, tendo como fundo o 31 de Maio. Será, no entanto, a nova Direcção a determinar quando e como será apresentado o tema. 


Foi a REZAR

Que no dia 2 de Julho celebrámos mais uma Aliança de Amor do casal Inês e Zé Catalão do Grupo do João Monteiro do Arco 4, e o encerramento do ano dos Arcos 4 e 5.

AA ArcoAliança de Amor do Arco 4
Dia 2 de Julho 20202

A Inês e o Zé Catalão selaram a sua Aliança de Amor com Nossa Senhora e o seu compromisso como Cooperadores da Liga das Famílias, no Santuário e Lisboa, no final da Missa de encerramento do Arco 5.

Foi uma cerimónia muito bonita porque foi também a primeira celebração de Aliança de Amor presidida pelo novo Assessor da Liga das Famílias Padre Juan Barbudo e a última Aliança de Amor apresentada pela Isabel e Janeca como Chefes da Liga das Famílias. Estiveram presentes todos os casais do Grupo da Inês e do Zé bem como o seu filho António que dormia descansado!

AA-Arco4

Deixamos algumas imagens desse momento de gratidão e muita alegria com todo o Grupo da Inês e do Zé.

grupo

Encerramento Arco 4 e 5
Dia 2 de Julho

Mesmo em contingência não deixamos de ter a habitual cerimónia de encerramento de atividade do Projeto Arco que este ano aconteceu sem “ceia” mas com muita alegria e consciência de dever cumprido por parte dos Monitores e dos seus grupos.

Tudo aconteceu à sombra do Santuário com um momento de “cinema” produzido por todos os casais dos vários Grupos destes 2 Arco, em que também houve tempo para agradecer a todos os Monitores e ao Monitor dos Monitores Té e Pedro que terminam o seu tempo de acompanhamento do Arco 4, com muita criatividade emoção.

encerramento-Arco4

O Padre Juan celebrou a Missa deste encerramento e durante o ofertório os Monitores do Arco 4 entregarem alguns símbolos da caminhada dos seus grupos:

Caderno do estilo de vida- símbolo do caminho percorrido, a que chamaram “carta de navegação”;

Mãe Peregrina – Companhia e luz deste peregrinar em casal em Schoenstatt;

Cruz da Unidade – símbolo do discernimento da missão de cada casal n caminho da santidade;

Globo – símbolo do apostolado no mundo e do serviço que como membros da Liga das Famílias querem prestar;

Vela – como símbolo da missão dos vários Monitores de serem uma luz no caminho da fé;

Imagem do PK – símbolo do amor à Igreja do nosso Fundador que queremos assumir;

Pão e Vinho – símbolo do esforço do nosso trabalho e alimento para manter as forças no caminho de seguir e levar Jesus aos outros

 ofertorio

ofertorio-arco4

 E porque este é também ano de RENOVAR

Despedida e Passagem de Testemunho na Chefia da Liga

No dia 28 de Junho aconteceu o RENOVAR da Liga com a eleição do novo casal chefe, e no passado dia 5 de Julho, no final da Missa das 12H00, na presença dos nossos assessores, tomou posse o novo casal-Chefe, o Pedro e a Rita Ascensão, da comunidade de militantes. Serão o 14º casal-chefe em 39 anos, o que diz bem da consistência deste projeto, feito pelos Homens e muito querido pelo Céu. Foi uma cerimónia breve, marcante, muito emotiva e plena de significado. Neste período de grandes desafios que nos esperam, a chefia do Pedro e da Rita trará renovação, sangue novo e forte compromisso apostólico como é apanágio do casal.

No início, a Isabel e o Janeca fizeram uma pequena oração de despedida, voltando a consagrar a sua vida e a sua militância ao Imaculado Coração de Maria, com a expressão de enorme alegria pelo serviço prestado, com amor, oração, coração e sentido de missão. Poderá ver o video aqui.

ChefesCastro-Fernandes

A Rita, num breve e bonito improviso, agradeceu sensibilizada o trabalho desenvolvido pelo casal Castro Fernandes em prol da Liga. Em seguida, e num discurso intenso e emotivo, o Pedro referiu, em nome do casal, que a missão do novo casal-chefe era uma missão de amor e não de sacrifício. Sublinhou que toda a Liga poderia contar com eles, em especial na atenção dada a cada casal e a cada família. Ressaltou o grande (já por nós conhecido) amor que o casal tinha pela Liga, há muitos anos, e que estavam profundamente honrados por chefiar uma Liga com tantas referências como era a Liga das Famílias. Vejas os videos aqui: da Rita e do Pedro

Chefes Ascensao
Usou também da palavra a Graça Menéres, para agradecer á Isabel e ao Janeca a disponibilidade, a entrega e o carinho que foram demonstrando por cada casal, ao longo dos anos de mandato.
Foram ainda entregues ao casal Castro Fernandes dois presentes, em nome da Liga e da comunidade de militantes: uma Nossa Senhora de Fátima, muito bonita e original e uma medalha preciosa, vinda de Schoenstatt, representando a mão que acolhe, acompanha e protege. O Pe. Juan, nosso assessor, antes de dar a bênção final teve oportunidade de realçar a importância da entrega voluntária de um casal a esta missão, reforçando os agradecimentos ao casal cessante e sublinhando a entrega e a generosidade do passo que o Pedro e á Rita tinham acabado de dar. 

presentes-Chefes

Ao terminar, o Pedro anunciou que a Direcção era também composta pelo casal Ana Vasconcelos e Francisco Loureiro, que transitam da anterior direcção e pertencem á nova geração de militantes, e a Lena e o Mário Madeira, militantes de muitos anos de compromisso e que são uma referência na nossa Liga.

Nova-Chefia-passagem

 Saibamos todo agradecer a Nossa Senhora esta nova Direcção e oferecer muito capital de graças, para que a nova chefia se sinta sempre muito acompanhada por todos nós, cooperadores e militantes, e sintam bem presente a intercessão do nosso Fundador a partir do Céu.


E, finalmente queremos seguir e olhar o futuro a RE-ENCANTAR

É este olhar RE-encantado com a fidelidade à nossa Aliança de Amor, ao Padre Kentenich e ao Santuário que queremos prosseguir com a nova Direção da Liga.

Direcao-Liga-2020-2023

Vai Acontecer

Aniv Padre Carlos Alberto
Qui Mar 28 @08:00 - 09:00
6ª FEIRA SANTA - TRIUDO PASCAL
Sex Mar 29 @15:00 - 23:00
6ª FEIRA SANTA - TRIUDO PASCAL
Sáb Mar 30 @15:00 - 23:00
DOMINGO DE PÁSCOA
Dom Mar 31 @08:00 - 17:00

 IRS

contribuicoes 2

deixa a tua marca

 

 

 

 

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar