thumbs

SCHOENSTATT PARA SEMPRE - ENCONTROS 2022-2023

Dia 3 de Novembro 17H00-18H45 - "Construir pontes de diálogo intergeracionais", orientado pela psicóloga Ana Polido

Quem quiser ainda se pode inscrever. O próximo encontro é dia 12 de janeiro às 17:00, com o tema "Os pilares invisíveis da Família" com Helena Rebelo Pinto.

Esta é a notícia sobre o primeiro encontro deste ano do Schoenstatt para Sempre, com o testemunho da Maria (Tata) Cabral Reis que está no grupo, é uma participante muito assídua destes encontros !

Estivemos presente cerca de 30 pessoas, acompanhadas pela oradora e pelo Padre Carlos Alberto.

 

...............................................................................

Sessentas e depoisNo dia 3 de Novembro, tivemos o primeiro desta série de encontros "Para Sempre Schoenstatt ", sobre a nossa missão, agora que somos mais velhos e dispomos de mais tempo, como acolher e dialogar, com as gerações mais novas.

Uma hora e meia que passou depressa, com o tema "Construir pontes de diálogo intergeracionais", orientado pela psicóloga Ana Polido.

Se algumas características dos jovens adolescentes, perduram no tempo, como a imprevisibilidade, o turbilhão emocional, as alterações de humor, novos desafios enfrentam hoje em dia, como a pressão a que estão sujeitos, pela sobrevalorização de temas, ideias, ideologias, que se tornaram muito valorizados.

Os jovens adolescentes estão em processo de desenvolvimento e a quem recorrem para comunicar e dialogar?

Nos pares sentem que têm proximidade e compreensão. Por vezes querem mais e buscam nos mais velhos, como os Avós, que os escutam sem cobrar e os aceitam com ternura, sensibilidade, verdade, respeito, e valores que são garante de confiança, com quem podem criar uma relação privilegiada.

Foram-nos dadas ferramentas para abrir o diálogo, para ajudarmos a dar o devido valor a cada aspecto e abordar as questões de diferentes formas, sem tabus, pôr várias vertentes à disposição e redimensionar para outras dimensões.

É um desafio para chegarmos ao mais profundo do que sentem, do que sofrem, do que anseiam. Ajudá-los a construir capacidades e competências estruturantes do seu carácter, ganhar a confiança na relação e na pessoa.

Também é um desafio pessoal reinventarmo-nos, com mais capacidades e competências para construir as necessárias pontes intergeracionais de diálogo.

Há um enorme enriquecimento para ambos os lados, gerador de vida.

Maria Cabral Reis

sdffsfd

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar