O SÍNODO E VISÃO DO PADRE KENTENICH DUMA IGREJA RENOVADA
schoenstatt.com - em 25 NOV 2024
Dom Ramón Alfredo de la Cruz Baldera, Bispo da Diocese de São Francisco de Macorís, República Dominicana, e membro do Instituto dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt,
VEJA O ARTIGO COMPLETO, publicado em schoenstatt.com.
O Sínodo e a visão de uma Igreja Renovada: Reflexões sobre a inspiração do Pe. Kentenich e do Papa Francisco
Dom Alfredo Ramón de la Cruz Baldera, foi um dos participantes do Sínodo dos Bispos em 2023 e em 2024. Convocado pelo Papa Francisco, juntamente com numerosos bispos, sacerdotes, religiosos e leigos, Dom Ramón viveu a experiência da sinodalidade "ao vivo".
Hoje ele conta-nos como o atual Sínodo se relaciona com a visão que o Padre José Kentenich tinha sobre a Igreja.
(...) O Padre Kentenich falou repetidamente de uma "Igreja das novas praias" (ou Igreja das novas margens), uma visão de uma Igreja transformada, que olha para além dos seus limites e se deixa moldar pelo Espírito Santo para chegar a todos os corações.
Neste Sínodo, vejo esse sonho começando a se tornar realidade. Em cada intervenção, em cada proposta, em cada momento de escuta, sinto que a Igreja se torna aquele farol de esperança, uma luz que não tem medo de entrar na noite das preocupações modernas. Caminhamos para uma Igreja que não se contenta em manter o que está estabelecido, mas que se aventura rumo àquelas praias com que o Padre Kentenich tanto sonhou.A renovação que o Sínodo nos propõe é, em essência, um convite para cada um de nós ser testemunha daquela Igreja em saída. Nós, schoenstattianos, a partir da nossa espiritualidade mariana e da nossa fé na Providência, somos chamados a contribuir para este espírito de família, de aliança e de compromisso com as novas gerações. Esta é a nossa oportunidade de mostrar que, com a força de Maria, podemos ser uma Igreja que acolhe e orienta para o amor de Cristo.(..)
VEJA O ARTIGO COMPLETO, publicado em schoenstatt.com.