thumbs

JORNADA DA LIGA DAS FAMÍLIAS 2018 - 17 NOVEMBRO , COLEGIO DE SAO JOSE

logojornada2018-180

A Liga das Famílias realizou a sua Jornada anual no passado sábado, dia 17 de Novembro, nas instalações do Externato de São José, no Restelo, gentilmente cedidas pelas Irmãs Dominicanas.

Subordinadas ao tema “Família do Pai para a Igreja” 45 casais e filhos aproveitaram as instalações magníficas do colégio, para reforçar o espírito de verdadeira família que se vive nesta comunidade. 

Depois de acolhidos, de forma fantástica, pelo grupo Juntos vamos mais longe, a quem se juntaram mais alguns casais, e orientados pela Rita e Manuel Mendes de Almeida (encarregados de toda a logística), foram os casais desafiados a fazer deste dia um dia de comunidade, que tivesse impacto na caminhada de santidade que todos estamos a fazer.

Oração da manhã

 Depois da Oração inicial, a jornada teve 3 momentos fortes: 


De manhã, um primeiro momento, mais formativo, em que pudemos usufruir do privilégio de ter connosco o Pe. Guillermo Carmona que nos traçou uma panorâmica sobre os desafios colocados à Família hoje(pode ver nos vídeos abaixo), seguido de “dicas” muito pedagógicas para responder a esses desafios numa lógica puramente schoensttateana. Bem-haja Pe. Guillermo por aquela aula magistral. (ver pdf aqui)

Os desafios colocados à Família hoje 

Parte I

Parte II


Seguiu-se um segundo momento, o almoço partilhado, cheio de coisas boas e de uma enorme alegria, como é timbre na nossa Família.

À tarde desenrolou-se o terceiro momento dividido em 2 etapas fortes.

Na primeira etapa foi tempo para o Casal Chefe recordar as linhas mestras do seu mandato – “Temos um Pai, Temos uma Mãe, temos uma Família” e fazer um balanço do ano e do compromisso assumido com o desafio “E tu, vens comigo?” celebrado no dia 15 de Setembro.

Depois lançou o impulso e as linhas orientadoras para este ano, sobressaindo a necessidade de estarmos mais activos na Igreja, tal como o fez o nosso Fundador, numa atitude claramente apostólica.

Na sequência dum pequeno filme com palavras extraordinariamente sábias do Papa Francisco, sobre a importância das famílias no mundo actual a Rita Ascensão apresentou o Projecto Arco como uma prioridade estratégica da Direcção, para continuar o crescimento sustentado da Liga das Famílias e, finalmente, o Casal Loureiro (Ana e Francisco) fez um ponto da situação financeira da Liga, não deixando de chamar a atenção de todos para as necessidades futuras de financiamento. Veja e descarregue aqui a apresentação completa.

Terminámos este tempo com um vídeo que procurou retratar a vida da Liga durante o ano 2017/2018, e que pode ver aqui abaixo.

Na segunda etapa da tarde, no palco do pequeno auditório, transformado num ambiente de “café”, apresentámos o 7X7.COM – 6 casais e o PZ, abordando 7 temas em 7 minutos -, no qual se apresentaram (recorrendo a testemunhos) actividades que fazem parte do quotidiano da Liga e que traduzem o “que andamos a fazer pela família, com a família na e para a Igreja hoje”. 

No painel foram apresentados os seguintes temas:

  1. Home.care – Santuário-Lar – Concha e Zé Horta e Costa
  2. IN&OUT – Missões Familiares – Joana e Pedro Veiga de Macedo
  3. StepByStep – Peregrinação de fim-de-semana – Bárbara e António Noronha Andrade
  4. Com.Paróquias – Trabalho na paróquia de Alfragide – Mª Raquel e António Durão Leitão
  5. OUT IN – Trabalho com casais em 2as uniões – Rita e Douglas Gilman
  6. Family.Cowork – Uma empresa familiar – Ana e Vasco Freire de Andrade
  7. Condução. Com – Pe. Zé Melo - Ser família com as famílias.


Os casais entrevistaram-se entre si e foi um momento muito divertido, sobretudo porque foi possível dar a conhecer algumas acções, que surgem de inquietações e que se transformam numa resposta aos desafios da Igreja hoje. Veja abaixo os videos do Painel.

Painel 7x7.com - Parte 1

Painel 7x7.com - Parte 2

O Pe. Zé Melo encerrou a Jornada dando-nos pistas muito concretas sobre o nosso actuar para este ano. Teve o cuidado de salientar a importância da criatividade e da fidelidade como linhas condutoras dos casais, lançando o desafio da iniciativa em detrimento da espera por indicações da estrutura. Apelou, ainda, à flexibilidade no acolhimento aos novos casais que nos procuram ainda que em situações familiares diferentes das chamadas “ideais” e que interpelam na forma e no sentido de entender que todos nós temos as nossas fragilidades e vulnerabilidades. Concluiu o Pe. Zé afirmando que o Santuário mais sagrado (a Família) é aquele que tem que ser mais cuidado. (Pode ver ao vivo esta intervenção no final do vídeo do painel).

Seguiu-se a celebração da missa, cuidadosa e ternamente preparada pelo grupo que nos acolheu.

Um obrigado especialíssimo à Ir. Inês pelo tempo e espaço que nos deu durante 15 dias para preparar o local, mas também à Multileme e ao Pedro Castro, pela sua enorme generosidade em nos ajudar. Um agradecimento também especial à Luísa e Ricardo Lucas e à Vera e Luis Dias da Silva pela decoração deslumbrante da sala, montagem e desmontagem dos ambientes e pelo criativo painel de fundo a que não faltou o Padre Kentenich e a nossa MTA.

A todos os ramos da Obra Familiar muito obrigado pelas vossas orações.

Queremos ser “Família do Pai para a Igreja!
Com confiança e fidelidade deitemos “mãos à obra”!

Isabel e Janeca
“Família do Pai para a Igreja”


Clique na imagem abaixo para ver as fotografias deste dia das Jornadas da Liga de Família.

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar