thumbs

Retiro de Cooperadores I

O retiro de casais é uma oportunidade única de nos aproximarmos de Deus e da Sua vontade, de falarmos com Nossa Senhora e procurar entender um pouco melhor o que Ele espera de nós, de reflectir sobre temas de fundo, preparados ao detalhe pelo Padre José Melo e pela Irmã Paula. É ainda uma oportunidade de estarmos com pessoas de que gostamos e de conhecer pessoas novas, com as quais partilhamos os mesmos desafios e ideais. No fim, e sobretudo, é para nós enquanto casal, uma pausa fundamental na vida agitada e cheia de ruído do dia-a-dia, onde rezamos, conversamos e acertamos agulhas, repondo energias para sermos melhores e mais santos na nossa vida de casal, em família e em comunidade.

No passado dia 9 de fevereiro lá fomos nós para mais um retiro na Casa de Retiros de Santo Inácio no Rodízio, Praia Grande.
Sentiamo-nos previamente abençoados, com a perspectiva de 2 dias de sol maravilhosos, um grupo de apenas 9 casais, palestras muito interessantes e atuais, não esquecendo ainda, as deliciosas refeições. Metade já estava ganho.:)

O Tema deste ano adaptou-se na perfeição às nossas vidas e aos desafios que enfrentamos, enquanto casal e família.. Compreender melhor “As Bem Aventuranças”, e conseguir aplicá-las, em particular à nossa família, de uma forma tão verdadeira e natural, e ao mesmo tempo tão reveladora das nossas dificuldades, leva-nos ao ponto crucial e ao que que nos faz querer voltar ao retiro ano após ano: Queremos amar a Deus sobre todas as coisas, queremos agradecer-Lhe pelo Seu amor infinito por nós e queremos retribuí-lo. Temos como ideal pessoal e de casal o caminho da santidade, do amor a Deus, à família e ao próximo. Queremos que as nossas famílias sejam um forte reflexo disso mesmo, e que sejam exemplo para os outros, e para o mundo.

Partilhamos convosco algumas frases que nos marcaram neste retiro:
“Somos chamados a ser Família - Família é vocação. Família é amar e ensinar a amar, mas é também ambiente para a santidade. Temos a o desafio de a regenerar através das Graças do Santuário, com a ajuda de Nossa Senhora, nossa querida Mãe.A nossa principal vocação é o Amor. Somos chamados para ajudar Deus numa Missão.
Santidade é a resposta de amor do filho ao Pai. O amor de Deus por nós ajuda-nos a não desistir do amor, a viver por amor.
Se queremos uma Família feliz e fecunda, só temos de lhe adicionar o amor. Ver os pequenos momentos da nossa vida de forma positiva, ampliando-os, já é um começo.

Para o ano lá estaremos! (Cooperadores I – Margarida e Pedro Gaivão)

 

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar