thumbs

Famílias Solidárias

Familias solidarias site 220"Famílias Solidárias" é uma iniciativa de solidariedade da Liga de Famílias de Lisboa, apoiada pela Convergência, e que se destina a promover e a facilitar o apoio que as famílias de Lisboa (da Liga de Famílias e outros ramos) possam dar a famílias que se encontrem em situações fragilizantes.
Começou com a corrente de solidariedade para com as Famílias afetadas pelos fogos que estão ligadas ao Santuário de Aveiro, e é nesta ação que nos concentramos atualmente.

Inclui 4 formas diferentes de se ser solidário:

  • doar donativos em dinheiro;
  • doar donativos em géneros (bens não finaceiros);
  • doar tempo para servir;
  • integrar a corrente de oração, rezar e oferecer capital de graças. 


Cada família ou pessoa que adere à inciativa pode escolher uma ou mais formas de como prefere ajudar/apoiar.

Há uma equipa da Liga de Famílias em  Lisboa,  e outra em Aveiro (esta tem à frente a Irmã Cristina Maria) e que coordenam em conjunto as necessidades e as ofertas, e toda a logistica e dinamização da iniciativa.

A equipa do Santuário de Aveiro tem como Instituição oficial o Instituto Secular das Irmãs de Maria, organização oficial com entidade jurídica e número de contribuinte. 

Atenção:

Pedimos que não liguem direto para o Santuário de Aveiro ou enviem coisa para lá, pois é mesmo importante que seja centralizado aqui, essa é a grande ajuda que a Liga de Famílias e oxalá toda a Família de Lisboa pode dar: ajuda organizada e que poupe tempo a quem está no terreno a braços com o confortar e o cuidar das famílias que tanto precisam agora dessas mãos de Maria.

Neste momento os dois lugares onde estamos a apoiar famílias são: Vagos e Mira

A equipa de aveiro fez a identificação das famílais que têm as suas casas afetadas pelos fogos:

Vagos teve 5 casas parcialmente destruídas.

Mira teve 26 casas das quais 12 parcialmente e 14 totalmente.

Além das casas, alguns terrenos cultivados, e lugares onde algumas destas famílias  guardavam máquinas e animais também arderam.

Siga o que já se foi fazendo e como no separador "o que já aconteceu" e nas notícias do site.

Se quiser participar pode inscrever-se aqui no formulário.

Também pode descarregar aqui a oraçao para rezar por estas e todas as famílias afetadas pelos fogos.


NOTA FINAL - Tudo o que for oferecido fora do âmbito das necessidades destas e outras famílias afetadas pelos fogos, que a equipa de Aveiro nos indicar, iremos ver com a mesma o que fazer, talvez encaminhar para um outro projeto, mas sempre informando o doador.

 

Quem pode participar/colaborar no projecto

Quem pode participar e como fazê-lo?

Podem participar nesta iniciativa todas as pessoas, famílias e amigos do Movimento que o desejam. O que importa é quererem ajudar as famílias afetadas pelos fogos e colaborar com esta inciativa.

Podem colaborar de uma ou mais formas:

  • Doar donativos em dinheiro
  • Doar donativos em género
  • Doar tempo
  • Integrar a corrente de oração, rezar e oferecer capital de graças

Para participar terá que se inscrever (individualemnte ou em família) e indicar qual ou quais as formas como quer colaborar. 

Podem fazê-lo através deste formulário aqui.

Se preferirem podem enviar-nos um email: familiassolidarias@familiasdeschoenstatt.org


Onde acontece?

A iniciativa vai criando uma rede de pessoas/famílias e a comunicação é por mail e telefone, às vezes presencial, e no site. As pessoas ajudam a partir dos seus lugares de trabalho e de casa. Há quem empreste espaços, carros, etc. Os dois Santuários de Aveiro e Lisboa são a "sede espritual", são o que nos une a todos e constrói a rede.

Os apoios às famílias são em Vagos e Mira.

 

 

Histórico

19 de Outubro 2017 | Primeiros contactos com o Santuário de Aveiro

Uma família amiga da Convergência ligou a saber como poderia ajudar as famílias afetadas pelos incêndios.
Quisemos saber em primeiro lugar se havia famílias ligadas ao Santuário de Aveiro afetadas pelos fogos e que precisassem de apoio e ajudas. Havia e logo nos articulamos com a Irmã Cristina que já estava com uma equipa em campo. 


22 de Outubro 2017| Chamada à ação da Direção da Liga de Famílias

Quando tomou conhecimento que na Família do Santuário de Aveiro algumas famílias, ligadas de alguma forma ao Santuário, tinham sido muito afetadas pelos fogos do Domingo passado, e que iam precisar de muita ajuda, a Liga das Famílias de Lisboa sentiu-se interpelada e decidiu apoiar.

"SIM! Vamos ajudar! pode contar connosco! e também com a nossa oração!!" (ver texto completo)

Com este apelo aderiram (via site) a esta iniciativa 56 famílias dos vários Ramos da Família de Lisboa, incluindo Peregrinos do Santuário e amigos do Movimento! Foi um conforto para a Irmã Cristina e a sua equipa saberem que podiam contar com a Família de Lisboa.


De 22 de Outubro a 11 de Novembro de 2017 | primeiros apoios às famílias de Vagos

Embora haja famílias em Mira e Vagos, em Mira a Câmara e Freguesias ainda não estão organizadas para dizerem o que vai ser necessário. Só temos necessidades muito genéricas. Sabemos que há 26 casas das quais 12 ficaram totalmente destruidoas e 14 parcialmente. A equipa de Aveiro aguarda uma reunião com o vereador e respetivos serviços.

Em Vagos foi mais fácil identificar as casas - 5 casas parcialmente destruidas -, bem como as necessidades imediatas, e, logo no fim de semana seguinte ao apelo da Liga de Famílias, 3 jovens e uma família, em duas carrinhas com as doações das "famílias solidárias", foram a Aveiro entregar as doações para as primeiras necessidades: produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, fraldas e papas para bebés e crianças, roupas, cobertores, alguns utensílios, etc. Ainda foram a Mira entregar o que não foi preciso para Vagos.

A equipa de Aveiro entregou às jovens a lista do que era preciso por casa para a reconstruçao do que ficou queimado/destruído. 
Enviamos então os pedidos a todas as "Famílias Solidárias"" e a generosidade foi grande e rápida como antes. Graças a ajuda de todos 3 das casas já estão a ser reconstruidas. (ver história completa)


De 12 de Novembro de 2017 a 7 de Dezembro as casas de Vagos vão sendo reconstruidas

Sobre as casas de Mira ainda estamos à espera do que vai mesmo ser necessário, porque a autarquia ainda não comunicou à equipa de Aveiro o pontoda situação.

Mas as casas das Famílias de Vagos continuam a ser reconstruidas com o apoio da Família de Lisboa.

Dia 8, 9 e 10 de Dezembro uma equipa de casais vai até Vagos ajudar nos últimos acabamentos de uma das casas, a casa Malmequer: vão pintar as paredes, limpar, arrumar a casa em conjunto com a família e conhecer o casal e estar com eles e com a sua família. 

Rezemos para que este encontro tenha os seus frutos e que o serviço seja para o bem tanto dos que vão ajudar como dos que estão a acolher esta ajuda, no espirito da Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel.

Daremos notícias quando voltarem. 


 10 de Dezembro de 2017

Voltaram satisfeitos com o trabalho e muito contentes por terem passado lá estes dias com a família que os recebeu, ao principio mais distantes, mas logo se quebrou a distância e se deu o encontro de corações. A família convidou-os para almoçar, almoço esse preparado pela mãe e sogra com muito carinho e alegria.

A casa ficou pintada e arranjada e ainda tiveram tempo para ajudar a arrumar os moveis etc.

Damos graças a Deus por estes momentos que Nossa Senhora vai proporcionando a quem se dispõe a dar um pouco mais de si! 


 31 de Dezembro de 2017

Notícias e carta da Irmã Cristina Maria do Santuário de Aveiro

Balanço destes 3 meses de atividade e solidariedade

A iniciativa Famílias Solidárias foi lançada em Outubro na semana a seguir aos incêndios de 17 de Outubro.
Aderiram de imediato, com muita generosidade, famílias da Liga de Famílias e de outros ramos e ainda algumas pessoas individuais ou famílias que, sem pertencer ao Movimento, souberam do projeto. Disponibilizaram-se para integrar a corrente de oração, e/ou para doar bens, para fazer donativos em dinheiro, e ajudar com tempo em serviços necessários.

Neste momento estão 66 inscritas (das quais 28 são da Liga de Famílias) dos quais a maior parte são famílias e por isso significam um número maior de doadores e voluntários. Três destes doadores são empresas que doaram bens ou serviços.

Logo na primeira semana 4 voluntários foram em dois carros entregar os bens mais urgentes: produtos de limpeza, roupas, alimentos, pequenos utensílios, etc. Outros voluntários ajudaram na recolha e organização dos bens doados e ainda tivemos a cedência, por parte de duas empresas e de uma família, de 3 espaços para os guardar.

Já foram apoiadas pela equipa do Santuário de Aveiro 4 famílias em Vagos das quais 3 já têm as casas reconstruídas. Uma destas famílias teve também o apoio de um grupo de casais de Lisboa que ajudou a pintar e a arrumar a casa, e que foi um ótimo pretexto para a conversa e confraternização. Outro grupo de famílias foi ao Santuário de Aveiro, visitou uma família e participou da Missa de Ação de Graças.

A equipa de Aveiro aguarda ainda as diretrizes para o apoio às famílias de Mira. Por essa razão, a equipa do Famílias Solidárias não tem feito pedidos específicos, pois não sabemos o que vai ser necessário. Podem, no entanto, inscrever-se para receberem notícias e/ou ver mais informações sobre o projeto aqui.

Além do mais importante, que é o apoio às famílias afetadas pelos incêndios, esta iniciativa da Liga de Famílias de Lisboa em conjunto com a Família do Santuário de Aveiro, ajudou a unir as duas Famílias de Schoenstatt.
A Irmã Cristina do Santuário de Aveiro enviou esta carta de Natal a todas as famílias e pessoas que fazem parte deste projeto. 

 

Aveiro, 22 de Dezembro de 2017

Queridas Famílias e Amigos Solidários,

Aproveitando esta quadra de Natal, escrevo em nome de todas as Famílias por vós ajudadas bem como a Família de Schoenstatt de Aveiro, para agradecer este abraço amigo de diocese a diocese, de família e família. Tem sido uma experiência muito bonita de solidariedade e presença amiga, uma luz de esperança na vida destas pessoas.
Junto ao presépio do nosso Pequeno Santuário, pedimos a Maria, nossa querida Mãe Três vezes admirável de Schoenstatt que vos abençoe e vos conceda uma novo ano cheio da graça do Deus Menino.

Envio em anexo as fotos da missa de ação de graças que oferecemos nas intenções de todos vós e na qual participaram 3 das Famílias que ajudamos a reconstruir a casa. Receberam uma MTA como sinal da presença da Mãe que parte do Santuário e quer fazer ainda mais parte das suas vidas, especialmente nesta nova etapa.
Muito obrigada por tudo.
Com votos de uma Santo Natal e abençoado 2018,

Ir. Cristina Maria

 Fotografias da Missa de Ação de Graças dia 17 de Dezembro de 2017 no Santuário Tabor da Mãe da Igreja, Aveiro

{loadposition familiassolidarias}



Contacto responsável

familiassolidarias@familiasdeschoenstatt.org

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar