thumbs

Veja abaixo o Calendário das próximas oficinas da Família com vários temas desafiantes e inscreva-se já para garantir a sua participação!

Oficinas da Família - 2022 - Veja os temas e inscreva-se 

20 de abril às 21:30 | online (via zoom) e presencial
(na Paróquia de Santo António dos Cavaleiros - Loures) - sincronizada

Oficina da Família - "É grande este mistério" - por Teresa e Francisco Ribeiro
que nos vão falar da beleza do matrimónio através da imagem para o Encontro Mundial das Famílias pintada pelo Padre Marko Ivan Rupnik.

Inscrições: https://forms.gle/nboRLqyczYB4J1Gu8

A Teresa e o Francisco são casados há 37 anos, têm 4 filhas e 7 netos, pertencem às ENS, estão ligados a Schoenstatt, têm feito preparação para o Matrimónio e têm colaborado em formações para casais sobre a teologia do corpo.

Esta Oficina da Família foi especialmente concebida para abrir o caminho de preparação para o Encontro Mundial das Famílias Lisboa 2022. Dirigida a todas as famílias, esta é a 1ª de outras Oficinas que se seguirão em linha com a proposta da Pastoral da Família de Lisboa.

As Oficinas da Família, da Fundação Famílias comVida do Patriarcado de Lisboa, são sessões de sensibilização, de informação ou de formação sobre um tema do âmbito da vida da família e do interesse de quem vai assistir/participar. Fornecem aos participantes conhecimentos e ferramentas para a sua vida de todos os dias, úteis para o desenvolvimento e fortalecimento das famílias, dando apoio ao caminho de relação com os outros, com Deus e com a comunidade.

As Oficinas da Família estão abertas a toda a gente com claro interesse no tema, tendo um número limitado de 12/14 vagas online e 20 presenciais. A inscrição é gratuita, mas quem quiser contribuir para as despesas (cerca de 5€ por inscrição) pode fazê-lo para o IBAN PT50 0018 000350463801020 46.


5 de abril às 21:30 | online (via zoom) e presencial
Oficina da Família - "Viver a fé em tempos de guerra" 
| 5 de abril 2022 às 21:30 | online - com Maria do Carmo e José Carlos Cravo

GESTOR DA OFICINA - Marta e Ricardo Oliveira

Inscrições aqui: https://forms.gle/VWppDSk8B3H54RY88

Os tempos que vivemos chamam-nos a aprofundar mais a confiança, sobretudo em família, a nossa primeira comunidade! Precisamos mesmo, mas muitas vezes tendemos a confiar mais nos homens do que em Deus. Tendemos a querer entender mais os homens do que entender Deus.

Esta Oficina da Família, vai ajudar-nos a refletir como poderemos encontrar pistas e caminhos para vivermos esta oportunidade de cultivarmos ainda mais a confiança na relação com Deus e com os outros.

Maria do Carmo e o José Carlos são casados há 40 anos, têm três filhos e três netos, pertencem ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, e há muitos anos que colaboram na pastoral familiar do seu Movimento e das paróquias.

Dirigida a todas as famílias, esta Oficina da Família é sobretudo para os adultos que lidam diariaemnte com crianças e jovens: pais, avós, educadores.
As Oficinas da Família, são para as pessoas que manifestamente tenham interesse no tema, e têm um número limitado de 12/14 vagas online. Pode inscrever-se no formulário acima. Se se inscrever em casal indique sff o nome do conjuge.

As Oficinas da Família, da Fundação Famílias comVida do Patriarcado de Lisboa, são sessões de sensibilização, de informação ou de formação sobre um tema do âmbito da vida da família e do interesse de quem vai assistir/participar.

Têm o objetivo de possibilitar, às famílias e seus membros, conhecimentos e ferramentas para a sua vida de todos os dias, úteis para o seu desenvolvimento e fortalecimento, apoiando as famílias para serem protagonistas disso mesmo, num caminho em relação uns com os outros, com Deus e com a sua comunidade.


DUAS SESSÕES - DIAS 14 E 21 DE MARÇO, ÁS 21H30- ON LINE

Oficina da Família: "Falar da Guerra aos nossos filhos e netos" -com Susana Souto Silva e Ana Polido

FALAR DA GUERRA AOS NOSSOS FILHOS - OFICINAS DA FAMÍLIA

Para participar faça aqui a sua inscrição - https://forms.gle/YFCgGoAVu8BFh23J8

A Guerra, a Paz, os nossos filhos e netos e a nossa responsabilidade e missão na compreensão e gestão das informações e ações
logotipo FamiliascomVida

1ª sessão - 14 de março às 21:30 - com Susana Souto Silva, Mediador com especialização em Logoterapia e Orientadora Famílias comVida
Nesta sessão vamos ouvir os Pais e Educadores, desmontar as dúvidas e fazer o aconselhamento básico para os pais e educadores poderem ajudar os filhos na gestão do impacto que esta guerra está a ter nos filhos nas várias dimensões das suas vidas, e a encontrar sentido para em tempo de guerra promover a paz.

2ª sessão - 21 de março às 21:30 - com Ana Polido, psicóloga com especialização em psicologia infantil
Nesta sessão vai tratar as questões e dúvidas do ponto de vista do impacto psicológico, e dar pistas concretas de como os pais podem ajudar os filhos a lidar com as inseguranças, medos, o surgimento de raiva, a impotência que sentem, e de outras emoções e sentimentos que estão a ser despertados nos filhos. Esta sessão conta também com a participação da Susana Souto Silva.

As sessões são complementares, e aconselhamos vivamente a que participem nas duas, mas os Pais/Educadores podem querer participar apenas numa delas.

Depois no início de abril, ainda com data a ser marcada iremos ter uma Oficina da Família - na continuação desta - que vai tratar de como cultivar a confiança em Deus em tempo de guerra e outras tragédias, segundo a pedagogia do Padre Kentenich, em princípio com o casal Cravo, ficaram ainda de nos confirmar..


Dia 14 de março às 21:30 | ONLINE via zoom
Oficina da Família "A vinculação do bebé e da Criança" para pais com filhos entre os 0 e 6 anos" - Por Susana Costa Ramalho, psicólogo, investigadora, terapeuta

As Oficinas da Família, são para as pessoas que manifestam interesse no tema, e têm um número limitado de 12/14 vagas. Pode inscrever-se no formulário abaixo. Se se inscrever em casal indique sff o nome do conjuge.
Formulário para inscrição
https://forms.gle/GB26oorJBJjM3MacA

Outras Oficinas da Família com data a confirmar

Oficina da Família " Os video jogos - diversão, apego ou adição?" - formador ainda a confirmar
Esta Oficina não tem ainda data marcada mas pode manifestar o seu interesse na mesma que contactaremos mal tenhamos a data.

PManifeste o seu interesse aqui
https://forms.gle/GB26oorJBJjM3MacA


7 de março às 21:30

Oficina da Família " Como ajudar os Pais a envelhecer" -  por Helena Rebelo Pinto - psicóloga, investigadora e terapeuta
Dirigida a filhos/filhas e noras/genros de pais com mais de 60 anos.

Esta Oficina vai permitir-nos, entre outras:

  • Compreender o que contém esta fase de vida dos pais, e como os filhos podem ajudar os pais a envelhecer com sentido, esperança e sobretudo mantendo e cultivando os vínculos e relações, mesmo que com as adaptações necessárias às circunstâncias de saúde, de feitio, e de alterações no estilo de vida dos pai e/ou da mãe.
  • Conhecer algumas práticas que podem ajudar a prevenir o isolamento e a solidão dos nossos pais e como as utilizar
  • Compreender, enquanto pais, o papel que temos nos vínculos e nas relações entre os nossos filhos e os avós, e conhecer algumas práticas que facilitam as relações.

As Oficinas da Família, são para as pessoas que manifestam interesse no tema, e têm um número limitado de 12/14 vagas. Pode inscrever-se no formulário abaixo. Se se inscrever em casal indique sff o nome do conjuge.
Formulário para inscrição
https://forms.gle/wMafJhPWvPgKnYyZ7

CANCELADA - AGUARDA NOVA DATA - 21 de Fevereiro às 21:30 via zoom - Padre Fernando Sampaio - responsável pela Pastoral da Saúde do Patriarcado de Lisboa e Capelão do Hospital Santa Maria

Oficina da Família " Acompanhar uma pessoa querida que está doente"
Dirigida a todas as pessoas que cuidam e acompanham familiares e pessoas chegadas que estão doentes, sobretudo doenças graves e/ou crónicas.
Esta Oficina vai permitir-nos, entre outras:

  • Compreender melhor a importância da relação de confiança entre o doente e a pessoa que o acompanha, sobretudo quando há uma relação forte entre ambas (conjuge, filho(a), pai, mãe, avó, etc)
  • Compreender melhor a importância da espiritualidade durante o tempo da doença.
  • Refletir, a partir dos "sapatos" da pessoa que acompanha o doente, sobre as reações e emoções que surgem perante o sofrimento da pessoa querida.
  • Perceber onde podemos buscar forças, qual a nossa fonte, para o amor que nos sentimos chamados a dar à pessoa doente.

As Oficinas da Família, são para as pessoas que manifestam interesse no tema, e têm um número limitado de 12/14 vagas. Pode inscrever-se no formulário abaixo para vos enviarmos o link zoom..
Se se inscrever em casal indique sff o nome do conjuge.
Formulário para inscrição
https://forms.gle/3jz5mQHzKrtn3LKR7

......................................................................................
28 de fevereiro às 18:30
Oficina da Família "EnvelheSER" - por Helena Rebelo Pinto - psicóloga, investigadora e terapeuta
Dirigida a pessoas a partir de 60 anos
Esta Oficina vai permitir-nos, entre outras:

  • Olhar o envelhecimento numa perspetiva ampla e realista;
  • Compreender as muitas mudanças de diferentes intensidades que ocorrem nesta fase;
  • Conhecer o Modelo SOC (Seleção, Otimização, Compensação – Baltes e Baltes) para um envelhecimento bem-sucedido;
  • Compreender que no envelhecimento há perdas e também há ganhos. Ao identificá-los compete a cada um utilizar mecanismos/estratégias para maximizar os ganhos e minimizar as perdas.

As Oficinas da Família, são para as pessoas que manifestam interesse no tema, e têm um número limitado de 12/14 vagas. Pode inscrever-se no formulário abaixo. Se se inscrever em casal indique sff o nome do conjuge.
Formulário para inscrição
https://forms.gle/L69TTTUwa1rqrWgC6

................................................................................

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar