thumbs

SUSPENSÃO DO PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DO PADRE KENTENICH - CARTA DO DIRETOR NACIONAL PADRE LORENZO LUTJENS

4 de Maio 2022 - Carta do P. Lorenzo Lutjens, a propósito da suspensão da Causa Kentenich, anunciada ontem.

Queridos diretores e coordenadores diocesanos da Família de Schoenstatt em Portugal,

Hoje foi dada a conhecer a decisão do Senhor Bispo de Tréveris de suspender o processo de beatificação do nosso Pai Fundador. A Presidência Internacional da Obra Internacional de Schoenstatt publicou também um comunicado a dar conta da decisão.

Entendeu o Senhor Bispo Ackermann que, antes de prosseguir com o processo de beatificação, é preciso clarificar definitivamente as acusações levantadas contra o Padre Kentenich em 2020 que, ainda que já fossem conhecidas e esclarecidas na investigação do processo de beatificação, devido à reserva, não eram de conhecimento geral. Em março de 2021, também foi dada a conhecer a situação de um cidadão norte-americano, que nos passados anos 90 apresentou uma acusação contra o Pe. Kentenich. Ainda que já tenha sido examinada nessa altura pela diocese de Milwaukee, o Bispo Ackermann pediu uma revisão do processo segundo os critérios atuais em relação às situações de abuso.

Entendeu, ainda, que estas questões não podem ser esclarecidas no âmbito do processo de beatificação e requerem ser abordadas de maneira independente, pelo que decidiu suspender o processo até que as alegações sejam refutadas. Na entrevista esclareceu que "a suspensão do processo de beatificação não é um juízo negativo sobre o trabalho de todos aqueles que estão envolvidos nos vários grupos e institutos do Movimento de Schoenstatt".

Compete a comissão de estudo independente esclarecer estas questões não resolvidas. As comissões de estudo já constituídas continuam o seu trabalho, assim como o Postulador, o Padre Eduardo Aguirre.
Acolhemos esta decisão em união de Família e devemos não só conhecê-la, como acolhê-la com confiança. A Divina Providência desafia-nos para aproveitar este momento como um impulso criador de mais profundo conhecimento sobre a pessoa, o carisma e a missão do nosso Pai e Fundador.

O Pe. Kentenich sempre acreditou na força da nossa Aliança de Amor com a MTA. Trata-se da sua obra, pelo que com confiança voltamos a clamar-lhe: "Tua res agitur! Clarificate!" ("É a tua Obra! Manifesta-te vitoriosa!")

Peço que sigam os links e que se informem sobre a documentação original, fazendo-a chegar, acompanhada desta carta, a todos os membros das vossas famílias diocesanas, o mais breve possível. Vamos comunicar em uníssono entre nós e com a Igreja e sociedade.

https://schoenstatt.com/resources/news-articles/
https://www.schoenstatt.pt/noticias


COMUNIDADO DE IMPRENSA

Comunicado de imprensa sobre a "Suspensão do processo de beatificação do Pe. Kentenich"

Comunicado de imprensa sobre a "Suspensão do processo de beatificação do Pe. Kentenich"

Presidência Geral da Obra Internacional de Schoenstatt
Sobre o comunicado de imprensa da diocese de Tréveris de 3 de maio de 2022 "Suspensão do processo de beatificação do Padre Kentenich"

JuanPabloCatComunicado oficial do Movimento Internacional de Schoenstatt

3 de Maio 2022 _ Como Presidência Geral da Obra Internacional de Schoenstatt, tomamos conhecimento da decisão do Bispo, Dr. Stefan Ackermann, de suspender o processo de beatificação do fundador do Movimento de Schoenstatt, Padre José Kentenich. Acolhemos esta decisão, sem deixar de agradecer à diocese o trabalho realizado até agora em relação a este processo. Schoenstatt aproveitará a suspensão do processo de beatificação para uma nova e intensa elaboração dos contextos históricos.

Investigação necessária sobre questões que não podem esclarecidas dentro do processo de beatificação

bischof-stephan-ackermann 13Faz-se necessária "uma investigação livre e transparente"

3 de Maio 2022 - Dom Ackermann, em uma entrevista com a katholisch.de esclarece a sua decisão na Causa Kentenich, anunciada num comunicado de imprensa da Diocese, em 3 de maio. Na entrevista publicada literalmente na katholisch.de ele justifica a sua decisão com questões não resolvidas e alegações de abusos cometidos pelo Padre Kentenich, questões estas que no seu parecer não podem ser esclarecidas no curso de um processo de beatificação.

O Bispo Ackermann incentiva uma pesquisa livre sobre o Fundador de Schoenstatt

Entrevista ao Bispo Dr. Stephan Ackermann a respeito da decisão sobre a Causa Kentenich

Ketenich Milwaukee

Suspensão do processo de beatificação do Padre Kentenich

Suspensão do processo de beatificação do Padre Kentenich

3 de Maio 2022 - O processo de beatificação do Padre José Kentenich está suspenso. A partir de agora, o Bispo Dr. Stephan Ackermann não dará continuidade ao processo; em vez disso, incentiva que se continue uma pesquisa independente

Vai Acontecer

Aniv Padre Carlos Alberto
Qui Mar 28 @08:00 - 09:00
6ª FEIRA SANTA - TRIUDO PASCAL
Sex Mar 29 @15:00 - 23:00
6ª FEIRA SANTA - TRIUDO PASCAL
Sáb Mar 30 @15:00 - 23:00
DOMINGO DE PÁSCOA
Dom Mar 31 @08:00 - 17:00

 IRS

contribuicoes 2

deixa a tua marca

 

 

 

 

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar