thumbs

FESTA DA FAMÍLIA 2022 - E FOI ASSIM....

Parque da Flamenga em Vialonga - 26 de Junho 2022

 A Festa da Família, no dia 26 de junho de 2022 em Lisboa – Vialonga, marcou o encerramento do X Encontro Mundial das Famílias, que decorreu em Roma de 22 a 26 de junho e ieste inserida, também, no percurso das famílias "a caminho da Jornada Mundial da Juventude 2023".

Neste encontro no passado dia 26 de Junho, estiveram presentes cerca de 14 Movimentos e Entidades ligadas à Família e ao sapoio e desenvolvimento.
O Movimento Apostólico de Schoenstat t Lisboa, coma Liga das Famílias em particular, divulgaram na Festa o Projeto Arco, as Missóes Familiares Católicas e com um Workshop a dinâmica dos 4 R - Rezar - Re-encantar - Rever - Renovar - que queremos fazer chegar a outros casais fora do Movimento de Schoenstatt e também às Paróquias. 

Imagem6

Na proposta do Projeto Arco os casais eram convidados a dar passos em frente como procura de resposta para algumas quest´~oes que podem surgir na vida até chegarem à sugestão d ter um Grupo ARCO, sempre acompanhados pelos casais presnetes no stande. 

Imagem7

Na proposta das Missóes Familiares para além da explicação que era dada a quem nos abordava , as crianças erm convidades a escolher um lugar de Portugal onde gostassem de levar Nossa Senhora, para além dos lugares fixos já assinaloas onde existem os nossos Santuários de Schoenstatt.

 

Algumas imagens da presença do Movimento de Schoenstatt e de alguns projetos da Liga das Famílias, na Feira Familiar 2022, e ainda uma vista geral de outros stands que defendem os valores da Família presentes nesta Festa.

Vista Geral da Feira Familiar no Parque da Flamenga em Vialonga.

O Evento terminou com Missa presidida pelo Senhor Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente. 

"Isto é possível"

Perante dezenas de casais que na Festa das Famílias na Vialonga celebravam números redondos de matrimónio - 20, 30 e até 50 anos de casamento - o Cardeal Patriarca de Lisboa referiu que é possível viver em união e que cada casal ali presente "é sinal disso mesmo".
O cardeal falou do Matrimónio como um projeto diferente, que ultrapassa o "mero sentimento" e que só "com a liberdade de Jesus Cristo é possível".

"Hoje em dia, as circunstâncias atuais que nos desencontram tanto, nos individualizam demais, nos fazem viver mais para nós próprios ou para tudo aquilo que a artificialidade internética nos permite, tudo isso pode desviar-nos tanto do compromisso concreto de uma família cristã – pais, mães, filhos, avós olhando uns pelos outros, vivendo unidos e ultrapassando todas as dificuldades e todos aqueles motivos de separação e discórdia".

Ainda antes do final, a Regiane e o Tiago Libano Monteiro - Chefes da Pastoral Diocesa - agradeceram todos os contributos para a realizão deste dia e despediram-se até 2024, já que em 

2023 todos os casais, famílias e Movimentos estão mobilizados para divulgar, acolher, acompanhar e receber em suas casas

as Jornadas Mundiais da Juventude 2023! 

Como e com Maria também vamos partir apressadamente no caminho até às JMJ 2023!
«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39)

No final da Missa , em video a partir de Roma todos podemos ver e escutar as palavras do Ângelus do Papa, proferidas neste mesmo dia de Encerramento dao X Encontro Mundial das Famílias com o Papa. Foi assim também em Vialonga o envio das Famílias, final da missa.

Um dos Grupos de casais da Liga das Famílias comemeoraram este ano 25 anos de casamento e estiveram presents nesta celebração com o Senhor Patriarca que lhes acolheu cada casal jubilar no final da Missa de encerramento da Festa.

Rita e Pedro Ascensão - Chefes da Liga; Maria e Pedro Ferrugento Gonçalves; Teresa e Diogo Correia Leite; Inês e e Jaime Forero  

E no final, como não podia deixar de ser, a  animada conversa com o Senhor Patriarca!


Este foi o Programa completo da Festa da Família 2022 e os Movimentos e Organizaões presentes:

Programa:

10:30 16:30 Acolhimento
11:00 11:20 Oração de Abertura (Palco)
11:30 16:00 Espaço de oração (Tenda com exposição do santíssimo)
11:30 16:00 Espaço Confissão
11:30 16:00 Feira Familiar (Movimentos e outras entidades)
11:30 16:00 Espaço criança (Insufláveis, brincadeiras)
11:30 16:00 Espaço JMJ Lisboa 2023 (jogos tradicionais, etc)
11:30 19:00 Espaço refeição (venda)
12:00 13:00 Animação com Vídeos
13:00 15:00 Workshops de 20-30 min (13h, 13h30, 14h e 14h30)
15:00 16:00 Animação no Palco
16:30 18:00 Missa com espaço reservado aos casais jubilares
18:00 18:15 Ângelus Papa (envio das Famílias, final da missa)

Os Workshops serão ao ar livre e animados pelos Movimentos:

CVX: Relógio da Família (apresentação), A comunicação nas dinâmicas familiares (ex: comunicação não violenta, os níveis de escuta e o desenvolvimento da escuta empática para uma comunicação harmoniosa), o discernimento e a vida familiar (como os princípios do discernimento inaciano podem ser vivenciados nos momentos da vida familiar)

Schoenstatt: 4 Rs para uma rotina vencedora (Rezar todos os dias, Re-encantar todas as semanas, Rever todos os meses e Renovar todos os anos!)

Esperança de Ana: Colo vazio (gestão do luto na gravidez)

Equipas de Nossa Senhora: A receita que dá sabor à vida! (Masterclass com o Chef Pedro Sommer)

Protege o teu Coração: Receita para a Autoestima (dicas práticas para aumentar a autoestima. Para crianças dos 8 aos 16 anos) e Descomplicando a Sexualidade (descobrir a maravilha de ser mulher e preparar as adolescentes para uma vivência saudável do ciclo menstrual. Para adolescentes raparigas dos 10 aos 15 anos)

Focolares: A Família, a educação e as novas gerações (espaço para o diálogo sobre a importância do testemunho enquanto pais e a criação de comportamentos de mútua confiança); O dado da ternura - a arte de amar em casal ("O que posso fazer para o/a fazer feliz?" - Eis a questão); Atelier de Crianças (dos 4 aos 13 anos)

A animação de palco estará a cargo da Orquestra Geração.

Vai Acontecer

6ª FEIRA SANTA - TRIUDO PASCAL
Sex Mar 29 @15:00 - 23:00
6ª FEIRA SANTA - TRIUDO PASCAL
Sáb Mar 30 @15:00 - 23:00
DOMINGO DE PÁSCOA
Dom Mar 31 @08:00 - 17:00
Terço on-line pelos doentes (iniciativva de alguns casais)
Seg Abr 01 @19:00 - 20:00

 IRS

contribuicoes 2

deixa a tua marca

 

 

 

 

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar