thumbs

FUNDAÇÃO DA OBRA FAMILIAR  - 16 DE JULHO DE 1942

A OBRA FAMILIAR FUNDADA PELO PADRE KENTENICH EM DACHAU

A Obra Familiar foi fundada  no dia 16 de Julho de 1942, dia de Nossa Senhora do Carmo, pelo Padre José Kentenich, quando ainda se encontrava no Campo de Concentração em Dachau.

Em Portugal e, nomeadamente em Lisboa, a Obra Familiar (Instituto das Famílias, a Liga das Famílias e a União) têm trabalhado em conjunto, como aliás é altamente desejável, num conjunto de actividades, tais como a EAF e o ARCO. Este trabalho a 3, que acontece desde há alguns anos a esta parte.

Em 2021, na celebração deste aniversário, o Padre Lorenzo salientou que a Missa deste dia seria em honra de Maria Vigem Mãe e Mestra Espiritual, da tradição carmelita, por ser também dia de Nossa Senhora do Carmo.

Já no final referiu que a Obra Familiar dever ser esse testemunho que ajuda desde a  humildade, desde a própria experiência, desde a fragilidade, mas que possam ser instrumentos de esperança para tantas familias que hoje mais procuram e mais precisam desse testemunho.

Damos graças ao Pai Fundador por ter sido instrumento de Deus para as famílias através de Maria e por todo o caminho feito até hoje e seguimos juntos com o Pai Fundador na força da Missão da Aliança de Amor. 

Seguimos juntos com o Pai Fundador na força da Missão da Aliança de Amor.

E em Portugal como foi? Uma breve história da fundação da Obra Familiar em Portugal:

FUNDAÇÃO DA OBRA FAMILIAR EM PORTUGAL - 5 DE JUNHO DE 1965

Em Setembro de 1963 no regresso de uma peregrinação da Família a Schoenstatt os Padres Palotinos que estavam à disposição do Movimento receberam uma carta do Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa impedindo-os de apoiar o Movimento.

Essa realidade criou evidentemente uma situação difícil. Surgiu então a ideia de formar dois cursos: um de Doutrina Social da Igreja e outro de Espiritualidade Familiar. Não eram diretamente dirigidos a Schoenstatt mas ajudaria a formar pessoas que estavam em vias de começar a sua vida profissional, ou de noivos que esperavam casar em breve e desejavam uma formação séria.

Foi assim que 2 pares de noivos schoenstattianos convidaram amigos para fazer esse curso que se reuniu de Outubro a fins da Maio todas as semanas dirigidos pelo P. Jaime Fernandez. No final do ano o P. Jaime anunciou a sua breve saída de Portugal o que provocou algum vazio entre os noivos participantes. Então os noivos schoenstattianos disseram que tinham uma espiritualidade própria que podiam partilhar com eles.

Como a resposta foi positiva decidiram fundar a Obra Familiar em Portugal (embora todos fossem noivos) o que fizeram com a celebração de uma missa no dia 5 de Junho de 1965 e um extraordinário convívio. O entusiasmo foi tal que durante as férias continuaram com as reuniões mensais para que os noivos schoenstattianos introduzissem em Schoenstatt  outros noivos.

 

Vai Acontecer

6ª FEIRA SANTA - TRIUDO PASCAL
Sex Mar 29 @15:00 - 23:00
6ª FEIRA SANTA - TRIUDO PASCAL
Sáb Mar 30 @15:00 - 23:00
DOMINGO DE PÁSCOA
Dom Mar 31 @08:00 - 17:00
Terço on-line pelos doentes (iniciativva de alguns casais)
Seg Abr 01 @19:00 - 20:00

 IRS

contribuicoes 2

deixa a tua marca

 

 

 

 

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar