thumbs

ECOS DOS RETIROS NA LIGA DAS FAMÍLIAS 2023

Com o Testemunho de alguns casais

1Sem nome"MARIA LEVANTOU-SE E PARTIU APRESSADAMENTE"

Já em tempo de Quaresma e entre os dias 5 e 19 de Março ocorreram os 2 Retiros que a Liga das Famílias organiza para Cooperadores e Militantes. Participaram um total de cerca de 30 casais.

Este ano com o tema "Maria levantou-Se e partiu apressadamente!" fomos levados a meditar nas atitudes de Maria que a frase do Evangeljo de São Lucas encerra na vida do casal e da família:

1- Maria levantou-se 
2- Partiu apressadamente
3- Para a montanha 

RETIRO MILITANTES – 17-19 MARÇO 2023

(pela Zita e Manuel Luis Marinho Antunes)

Nos dia 17, 18 e 19 de Março realizou-se na Casa de Oração em Palmela, o Retiro anual dos Militantes da Liga das Famílias de Schoenstatt do Patriarcado de Lisboa.

Estiveram presentes 20 casais ,alguns dos quais só puderam iniciar o retiro na 6ª feira à noite, e os assessores, Pe Juan Barbudo e Irmã Nadia; a responsabilidade pela condução do retiro e pelo excelente guião foi da Mi e Chico Cardoso.

O tema do retiro "MARIA LEVANTOU-SE E PARTIU APRESSADAMENTE", foi inspirado no lema que o papa Francisco propôs para as Jornadas Mundiais da Juventude de Lisboa, a realizar em Agosto deste ano. Este Lema foi desenvolvido nas 4 conferências:
na 1ª conferência , o Pe Juan convidou-nos a acompanhar Maria no seu percurso de vida, partindo da meditação da Anunciação e da actuação do Espírito Santo na Sua vida.
na 2ª conferência a Irmã Nadia baseou-se nos fundamentos teológicos presentes no site das JMJ e fez-nos refletir sobre a atitude de "levantar-se";
a 3ª conferência, também pela Irmã Nadia, propôs uma reflexão sobre a primeira estrofe do hino da JMJ: "partimos, levantamo-nos, correndo";
a 4ª e última conferência, do Pe Juan, incidiu sobre as palavras ..."pelas montanhas" e destacou a atitude de ajuda e serviço de Maria.

As 4 Conferências foram muito ricas e muito interpeladoras, tendo-nos sido dado, no final de cada uma, perguntas e pistas de reflexão e oração individual e de diálogo de casal .
Ainda de assinalar que os conteúdos das conferências nos foram disponibilizados pela net no final de cada conferência.

Na Homilia da Missa de encerramento o Pe Juan falou-nos do caminho de Maria: "o caminho da pequenez" e da infância espiritual.
Também no final desta Eucaristia todos os casais renovaram os seus votos matrimoniais.

Os tempos de reflexão e diálogo de casal foram fecundos e muito bem aproveitados nas capelas e no jardim, muito bem cuidado e cheio do sol da Primavera nascente. A casa proporcionou-nos um bom acolhimento e boas condições para nos concentrarmos no importante.

O ambiente do retiro foi de uma grande alegria e tranquilidade, sentindo-nos verdadeiramente como Comunidade: casais de idades e gerações diferentes, de muito distintos tempos de
pertença a Schoenstatt e à Comunidade de Militantes , e que percebemos que partilhamos um mesmo ideal e missão -o que foi especialmente manifesto na reunião final de avaliação do retiro e em que, mais do que sobre o retiro, falámos de vários desfios que se colocam à Liga nestes tempos. Também sentimos os nossos assessores muito próximos e contentes por estarem com a nossa Comunidade, o que também contribuiu para um clima muito familiar.

Damos graças a Deus e â Nossa Mãe por esta oportunidade e pensamos que ficará como uma étapa de crescimento na vida da Liga.

(pela  Rita e Pedro Ascensão)
"Sobre o retiro diria: o retiro anual, como sempre, foi um tempo para revermos e renovarmos os nossos propósitos como casal, permitindo-nos preparar a nossa subida ao monte, pondo-nos apressadamente a caminho! O tema e as conferências foram excelentes e uma ajuda indispensável para a reflexão em casal! Pró ano há mais!"

 (pela Mariana e Miguel Raposo)
"Estar no Retiro de Militantes em Palmela foi uma alegria! A partilha da fé com os "pais" da família de Lisboa é algo que não se esquece e que se decidiu que deve ser vivido com todos os casais do Movimento. Foi muito bonito e motivador ver como com Maria queremos levantarmo-nos apressadamente! Subindo montanhas que, como nos explicaram os assessores, sempre estiveram presentes na Bíblia, confiamos que vamos ultrapassar as que temos de subir pessoalmente, em família e na Igreja e chegar mais longe, à santidade! Entregamos os frutos do retiro e as decisões para a Liga do futuro como capital de graças e, em especial, pelo futuro casal chefe da Liga!"

Veja aqui as imagens !


RETIRO COOPERADORES – 5-6 MARÇO 2023

91Grupo

 

Nos dias 5 e 6 de Março decorreu o Retiro da Liga das Famílias para Casais Cooperadores. Participaram um total de cerca de 10 casais.

Este ano com o tema "Maria levantou-Se e partiu apressadamente!" fomos levados a meditar nas atitudes de Maria que a frase do Evangeljo de São Lucas encerra na vida do casal e da família:1- Maria levantou-se 2- Partiu apressadamente 3- Para a montanha

Neste Retiro os casais poderam contar com um Testemunho do casal do 3º Curso da União de Famílias Mariana e Rodrigo Mergulhão.

Veja aqui as imagens !

 

 

Vai Acontecer

Aniv Padre Carlos Alberto
Qui Mar 28 @08:00 - 09:00
6ª FEIRA SANTA - TRIUDO PASCAL
Sex Mar 29 @15:00 - 23:00
6ª FEIRA SANTA - TRIUDO PASCAL
Sáb Mar 30 @15:00 - 23:00
DOMINGO DE PÁSCOA
Dom Mar 31 @08:00 - 17:00

 IRS

contribuicoes 2

deixa a tua marca

 

 

 

 

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar