thumbs

Notícias das Famílias - Vagos e Famílias

Vimos dar-vos notícias sobre o que está a acontecer com as casas e famílias que a Família do Santuário de Aveiro está a ajudar, e para onde têm sido direcionados vossos apoios e donativos recebidos através desta iniciativa "Famílias Solidárias".

Vagos

Em Vagos houve 4 casas (a que demos nomes de flores para proteger a privacidade das famílias), que ficaram parcialmente destruídas, tanto a nível da casa como do interior (móveis etc), e um terreno de uma outra casa ardeu também tendo destruído a cultura agrícola. As casa são: Girassol, Malmequer, Papoila, Rosa, Jasmim.

Fomos a Aveiro para combinar melhor as ajudas possíveis com a equipa de lá.

Visitamos uma das famílias, que embora muito triste, estava com força. Na noite dos fogos, o marido tinha ido ajudar a apagar o fogo numa outra casa, e, quando olhou ao longe, estava a sua a arder! Correram para lá, soltaram os animais, e conseguiram apagar o fogo, mas a casa ficou parcialmente destruída.
Vivem da agricultura, mas felizmente o terreno não foi apanhado pelo fogo. Alguns dos seus animais sim.

Visitamos outras 2 casas que estavam sem as famílias naquele momento, e um delas é uma casa que o senhor estava a construir com o dinheiro que ia conseguindo poupar, a outra é uma casa que tem pegada uma área para os animais e uma outra área onde guardam as ferramentas e máquinas de trabalho no campo. A casa ardeu em parte, as máquinas e ferramentas arderam todas, e a parte dos animais ardeu em parte, mas o fogo não chegou à vacaria nem às duas vacas, embora tenha destruído a máquina da ordenha. Esta família vive da agricultura e do leite das vacas.

Trouxemos uma visão mais real das necessidades

Um dos coordenadores de Aveiro tinha identificado os danos e o que era preciso de apoio ou de materiais para cada casa.

Foram entregues às famílias: loiças, utensílios de cozinha, pequenos eletro domésticos, cobertores, produtos de limpeza, produtos de higiene, roupas e alimentos a estas famílias, bens esses, todos doados pelas pessoas e famílias que integraram o Famílias Solidárias.
Este bens foram levados para Aveiro por 3 vezes por voluntários do Famílias Solidárias.
Foram entregues às famílias de Vagos pela equipa do Santuário de Aveiro. Deram muito jeito e todos agradecem!
O que foi recolhido pelo FS até dia 1 de Novembro, salvo alguma roupa e algumas papas que sobraram, foi entregue às famílias de Vagos e à equipa de terreno de Mira.

Para a reconstrução das casas, foi preciso comprar já algum material de construção e para isso a equipa de Aveiro utilizou dinheiro dos donativos realizados pelas famílias do Famílias Solidárias.
Neste momento 3 famílias das Casa Papoila, Casa Malmequer e Casa Rosa já puderam hoje pôr mãos à obra para começar a reconstruir as suas casas. E estão muito agradecidas pelos donativos que permitiram comprar estes materiais tão depressa. As compras foram feitas pelo coordenador da equipa de Aveiro e entregues a cada família.

Mira

Em Mira muitas casas ficaram destruídas. A Câmara também teve alguns armazéns destruídos, e por isso estavam com dificuldade em receber bens, mas estão a organizar-se e durante a semana que vem a Equipa de Aveiro, esperamos nós, já irá ter as necessidades mais concretas.

Atenção: roupa pessoal já não é necessária. Houve muitos donativos graças a Deus, e neste momento não é preciso!

............................

Tivemos outras ajudas sem ser bens e dinheiro que são também muito úteis

Tivemos também a oferta, por parte de algumas pessoas e famílias de Lisboa,de ajuda para:

  • apoio na angariação de fundos
  • apoio administrativo
  • transportes para Aveiro
  • ajuda lá no local
  • ajuda na recolha de bens
  • oferta de cedência de espaço para entrega e guarda dos donativos enquanto não vão para Aveiro: uma garagem particular (para coisas pequenas), e o empréstimo de um armazém no Cacém.
  • serviços digitais e de tecnologia.

Sendo que tudo é suportado por uma forte corrente de oração e capital de graças

Muitas famílias se ofereceram para rezar, unindo-nos à corrente de oração do Santuário de Aveiro. Aqui pode descarregar a oração.

A equipa do Santuário de Aveiro agradece do fundo do coração toda a boa vontade, generosidade e orações da Família de Lisboa e, no Santuário de Aveiro, reza por todos nós de Lisboa agradecendo a Nossa Senhora por cada um!

Foi enviado um mail com estas notícas a todas as famílias e pessoas "Famílias Solidárias", onde também indicavamos o que continua a ser preciso.

Se quer participar na iniciativa pode inscrever-se aqui.

Ficamos disponíveis para qualquer informação mais que seja preciso, e vamos dando notícias, tudo confiando a Nossa Senhora.

A equipa de Famílias Solidárias da Liga de Famílias de Lisboa

Vai Acontecer

6ª FEIRA SANTA - TRIUDO PASCAL
Sex Mar 29 @15:00 - 23:00
6ª FEIRA SANTA - TRIUDO PASCAL
Sáb Mar 30 @15:00 - 23:00
DOMINGO DE PÁSCOA
Dom Mar 31 @08:00 - 17:00
Terço on-line pelos doentes (iniciativva de alguns casais)
Seg Abr 01 @19:00 - 20:00

 IRS

contribuicoes 2

deixa a tua marca

 

 

 

 

Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar